A escritura pública é o documento que formaliza a declaração de vontade de uma pessoa ou o negócio de várias pessoas ou empresas. Os exemplos mais comuns de escritura são: compra e venda de imóvel, doação, declaratória, pacto de união estável, divórcio, inventário.

Documentação Necessária para Compra e Venda de Imóvel

Do imóvel:
  • Certidão do SPU (se o imóvel for de Marinha)
  • Pagamento do Laudêmio (se o imóvel for de Marinha)
  • Certidão de ônus reais, pessoais e reipersecutórias
  • Matrícula ou registro atualizado
  • Certidão de quitação do IPTU
  • ITBI

 

Outorgante:
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF. Se casado cópia da carteira de identidade e do CPF do cônjuge e certidão de casamento.
  • Informar profissão, estado civil e endereço.
  • Se pessoa jurídica: cópia do CNPJ, contrato social/estatuto social e/ou última alteração contratual, certidão de tributos federais, certidão do INSS e cópias da carteira de identidade e CPF do responsável pela empresa.

 

Outorgado:
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF. Se casado a certidão de casamento.
  • Informar profissão, estado civil e endereço.
  • Se pessoa jurídica: cópia do CNPJ, contrato social/estatuto social e/ou última alteração contratual, cópias da carteira de identidade e CPF do responsável pela empresa.

 

Documentação Necessária para Doação

Do imóvel:
  • Certidão do SPU (se o imóvel for de Marinha)
  • Pagamento e homologação do ITCMD junto à Secretaria da Fazenda Estadual
  • Certidão de ônus reais, pessoais e reipersecutórias
  • Matrícula ou registro atualizado
  • Certidão de quitação do IPTU

 

Outorgante:
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF. Se casado cópia da carteira de identidade e do CPF do cônjuge e certidão de casamento.
    Informar profissão, estado civil e endereço.
  • Se pessoa jurídica: cópia do CNPJ, contrato social/estatuto social e/ou última alteração contratual, certidão de tributos federais, certidão do INSS e cópias da carteira de identidade e CPF do responsável pela empresa.

 

Outorgado:
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF. Se casado a certidão de casamento.
  • Informar profissão, estado civil e endereço.
  • Se pessoa jurídica: cópia do CNPJ, contrato social/estatuto social e/ou última alteração contratual, cópias da carteira de identidade e CPF do responsável pela empresa.

 

Documentação Necessária para Pacto de União Estável

Outorgantes:
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF.
  • Informar profissão, estado civil e endereço.
  • Certidão de nascimento ou casamento

 

Obs.: Alguns órgãos públicos têm exigido a presença de duas testemunhas no ato da escritura. Se for o caso, as testemunhas devem comparecer ao Cartório e apresentar RG e CPF.

Documentação Necessária para Declaratória

Outorgante:
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF.
  • Informar profissão, estado civil e endereço.
  • Informar o conteúdo a ser declarado na escritura.